quinta-feira, setembro 20, 2007



Em Elvas começam hoje as festas em honra do Sr. Jesus da Piedade.
Para mim quando estou longe é sempre um dia difícil e triste.
Dava tudo para estar lá quando a Procissão dos Pendões começar a sua caminhada em direcção ao Santuário.
Ouvir o Hino do Senhor Jesus da Piedade tocado pela Banda 14 de Janeiro sempre me deixa com pele de galinha.

Porque este ano não estou inspirada deixo-vos aqui algo que escrevi há um ano a propósito deste dia...vão compreender melhor o que significa para mim.



Conversa com o Senhor Jesus da Piedade


Hoje é o grande dia!!
Logo pela manhã houve alvorada com foguetes e morteiros que anunciaram a chegada de mais um 20 de Setembro!!
Já oiço ao longe a música tocada pelas bandas ao longo das ruas. Como sempre apresentam cumprimentos às diversas entidades e à população elvense.

Continua aqui...

16 comments:

Pitanga Doce disse...

Dina, das grandes festas populares a que mais me marcou foi a da Senhora da Agonia em Viana. O meu rapaz mais velho tinha na altura tres anos e por não termos marcado hotel com antecedência dormimos numa loja de móveis. Podes imaginar? Aqueles colchões novos e embalados com plásticos. Pela manhã os Zés- Pereiras a bater bumbo ali à frente. Hoje eu não teria achado graça, mas na época...
E à noite a disposição era total para ver os fogos no rio. Pode uma coisa assim?

beijos e...caminha, já! Será que já vai bem um edredon fino? Não.

Dina disse...

Hoje a noite já está fresquinha...
Eu sou alentejana e a Romaria em honra do Sr. Jesus da Piedade é uma tradição na região.
Bjs

Ze de Mello disse...

Um Bom S. Mateus!

eskisito disse...

O São Mateus só vale mesmo pela procissão, porque a onda dos concertos pagos em pavilhão fechado e os putos bêbados a armar confusão...mas isto sou só eu.
É desta que me deixas de falar não é???
Beijos e não me chateava nada de lá estar.

Anónimo disse...

Há sempre uma sensação que marca alguém, por ocasião desse tipo de festas.
Em alguns locais, a minoria, nas festas em honra da Nossa Senhora local, os senhores da igreja do sítio parecem fazer tudo para afastar os "fiéis".
Que o diga a malta da minha terra.

Anónimo disse...

Pode ter a certeza que este ano também está nas festas quando os pendões passarem vamos pensar muito em si.

Agora deixamos-lhe um beijo amigo

Maria José
Paula

elvira disse...

Dina; não sou amiga de festas, mas encantam-me as procissões.Todo aquele misticismo envolvente, toda a fé expressa do povo emocionam-me muito. Pelo que li, a procissão do Senhor Jesus da Piedade, deve ser linda, e penso que entendo a sua mágoa pela ausência.
A mim a procissão que mais me marcou foi a da Senhora do Remédios em Lamego, há 50 anos.
Parece que ainda hoje vejo aqueles carros de bois todos engalanados, levando em cima os andores, sobre lindas nuvens, onde se sentavam criancinhas vestidas de anjinhos.
Um abraço

fj disse...

Fico contente quando te leio, Dina
(como alg diz Dinita)
"Já oiço ao longe a música tocada pelas bandas ao longo das ruas" «in Dina».
Mas esta miuda, tem cá uma capacidade de audição, vai lá vai;)
Será q em Samora, chega o som, vindo das ruas de Evora?
:))))))
Estou contente, SEMPRE!!!
PS. ja descobriste o carro quebrado?? :p
beijos sorridentes

fj disse...

ainda a tempo -> ja descobriste ONDE É o carro quebrado??
(enganos quem os não tem)

fj disse...

ah já me esquecia, OBRIGADA pela inclusão do meu link na tua pagina.... e logo ali no "TôpuMais" :)
!!ahahahah!!
Este sim o meu 3º e ultimo (comts) por hoje
beijos

Dina disse...

Zé de Mello: Vai ser um S. Mateus à distância...
Eskisito com ar de Maria: Concordo contigo, para mim o ponto alto é a procissão pq depois os concertos...bah, há dois anos estava lá fui todas as noites ao parque em trabalho e não vi um único.Quantos aos bares já não tenho idade nem pachorra para isso...é só barulho. Mas em Elvas neste dia vive-se um ambiente que penso apenas os elvenses ou quem gosta muito daquela terra entende...
Está descansada(o) que não vou fazer tal coisa.
Bjs aos dois!
Elvira no próximo ano o dia 20 de Setembro é sábado, aconselho-a a ir até Elvas e assistir à procissão dos Pendões porque é algo que vale a pena.
D. Maria José e Paula, um enorme beijinho e votos de um bom S. Mateus para as duas.
fj- ÉVORA??? Eu sou de ELVAS!!
E podes crer que tenho um ouvido estupendo...quando ouvimos com o coração conseguimos ouvir tudo!
E não..ainda não fui fazer essas descobertas.

Ninica disse...

Notam-se aí umas saudadinhas...eu não sou amiga dessas festarolas, mas rapariga e ires lá, não dá???!!!
AH! LI algures que foste enganada...eheheh!!!
Jokas!!!!!

eskisito disse...

Ouve lá...fui mesmo eu, o macho da família a dizer isto. MAU!!!!
A Maria passa-se quando eu digo mal da terrinha. Nunca podiam ser dela estas palavras. Uma das minhas favoritas para a irritar é dizer que Elvas está tão parada no tempo que aina não ouviram falar em canalização...precisam de um aqueduto para ter água.
É agora que vais deixar de me falar???
Beijos

Dina disse...

Ok Sr. Eskisito...já percebi...mas não fica descansado que eu não deixo de falar às pessoas por tão pouco.
Ninica este ano não dá mesmo...talvez np próximo quem sabe como é sábado seja mais fácil.

fj disse...

Penitencio-me aqui face ao erro imperdoável…afinal deveria ter feito um 4ª comentário com o 2º .ENGANO…
Pois é, éh ..pensei em ELVAS escrevi ÉVORA ...a culpa foi da trovoada :(
(desculpas… )

Azul disse...

Também quero....
...snnnnifff!!!!...

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue