quarta-feira, maio 07, 2008




Será que a Comissão Disciplinar da Liga não tem nada mais importante para fazer?

Devem estar a gozar com os sportinguistas ou então, nem quero pensar seriamente nisso, esta atitude tem outros objectivos.
Já agora só agora é que repararam que ele festeja assim? O castigo diz respeito a todos os golos ou o do Paços de Ferreira é especial?
Deve ser...foi acompanhado por frases racistas proferidas por adeptos do Paços...mas esses podem fazê-lo, têm todo o direito a isso ...não é crime pois não??
Já agora os gestos do Lizandro Lopez são diferentes em quê?? E os dos outros jogadores de outros países?

A propósito deste caso surgiu no site oficial do clube este comunicado.

Comunicado


A Sporting, SAD tomou conhecimento através de um mapa de castigos anexo ao comunicado oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional número 208/07 – 08 de uma nota com um artigo rasurado indicando o nome do atleta Yannick Djaló com a referência “aguarda esclarecimento”.

Posteriormente, depois dos factos em causa terem sido noticiados pela comunicação social, a Sociedade pôde confirmar que no Relatório do Delegado da Liga, referente ao jogo Paço de Ferreira – Sporting, o Delegado fez menção, como ocorrência grave verificada, aos festejos daquele atleta por ocasião do único golo da partida e que alegadamente consubstanciaram "gestos provocatórios e incorrectos" dirigidos à claque da equipa adversária, omitindo, no entanto, os cânticos racistas anteriormente entoados pelos seus elementos.

A Comissão Disciplinar solicitou o relatório policial e, ainda, esclarecimentos ao Delegado ao jogo, para que especificasse que tipo de gestos o jogador dirigiu aos adeptos.

A Sporting, SAD não pode deixar de lamentar profundamente que o Delegado ao Jogo tenha mencionado expressamente no relatório gestos que nada têm de incorrecto ou provocatório para com quem quer que seja. Com efeito, ao longo deste campeonato, assistimos a centenas de festejos com gestos idênticos aos do atleta Yannick Djaló, alguns deles porventura presenciados pelo Delegado subscritor deste Relatório, sem que fossem objecto de quaisquer menções, pedidos de esclarecimentos ou sanções. O que se pretende com esta lamentável atitude? Esperemos sinceramente que nada tenha que ver com o facto de faltar apenas disputar uma jornada do campeonato e a final da Taça de Portugal.

Depois do desproporcionado castigo de três jogos de suspensão ao atleta Derlei e da lamentável decisão sobre a respectiva reclamação, da ausência de uma tomada de posição por parte da Liga relativamente ao ataque de que o autocarro da equipa do Sporting foi alvo em Guimarães, do inqualificável silêncio sobre os atrasos ocorridos nos jogos Estrela da Amadora – Benfica e Belenenses – Vitória de Guimarães e do “esquecimento” de diversos incidentes ocorridos em túneis de diferentes estádios deste país, a Sporting, SAD não ficará a assistir passivamente a que a sua equipa seja novamente prejudicada, e se o for, apurará os responsáveis e irá até às ultimas consequências.

Em vez de se preocuparem com situações graves, algumas delas atentatórias da verdade desportiva, os agentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, procuram encontrar casos onde eles não existem e provocar um clube associado que assume como linha de actuação total independência e que se recusa a promover contactos ou reuniões, de objectivos pouco definidos, com órgãos ou agentes da Liga.

Se este for o preço a pagar por recusarmos interferências ou pressões sobre quem quer que seja, pagá-lo-emos, deixando apenas aos sócios do Sporting Clube de Portugal e aos accionistas da Sporting, SAD a capacidade de julgarem a linha seguida há muitos anos pelos seus órgãos dirigentes.

Conselho de Administração da Sporting, SAD
Lisboa, 7 de Maio de 2008

11 comments:

Anónimo disse...

Não consigo perceber a intenção deste "post".
A sério.

Elvira Carvalho disse...

Eu não consegui perceber este castigo. Será que vão castigar todos os jogadores que marcaram golos?
Um abraço

Elvascidade disse...

Cada um tem o que merece! :)
Agora a sério, o castigo é realmente ridiculo.

Anónimo disse...

Não queria dizer mais nada mas terá que ser.

O castigo não se aplica pela marcação do golo mas pela atitude jogador Yanick Djaló depois de o conseguir.
Mandou calar, ostensivamente, a claque dos adversários e fez outro gesto como que a responder a uma pretensa provocação racista.

Esteve mal essa provocação. Esteve pior a resposta do Yanick.
Porque estava em campo, é um profissional e não pode ter reacções destas.
Nem ele nem outro jogador qualquer.

Creio que a Liga deveria estar ainda mais atenta a algumas atitudes dos chamados profissionais da bola.

Dina disse...

Observador...o Yannick festejou da mesma forma que festejou os golos marcados em jogos anteriores, tens aí a foto do jogo do Paços e do jogo com o Benfica, os gestos são iguais o que prova que não respondeu a nenhuma provocação, fez o que sempre faz.
O Lizandro que também tens aí também faz sempre um gesto que poderá ser interpretado como provocação, porque é que nunca acharam isso?
Tens aí o exemplo do Nuno Gomes num jogo com o Braga a insinuar que estavam dopados, o mandar calar não é exclusivo do Yannick e nunca antes nenhum jogador foi punido por essa razão.
Se estivesse no ar a hipótese do castigo ser aplicado a um jogador do teu clube que durante toda a época tivesse festejado da mesma forma achavas normal?
Não me parece...

Anónimo disse...

Acho normal que toda e qualquer atitude anti-desportiva seja punida.
Independentemente do clube.

Já sabia que a "provocação" ia aparecer.

Mas, em face do "vosso" estado de ansiedade, estás desculpada.

PS: Só te referes à forma de festejar o golo.
E o resto? Ou não foi visível?

Espectacologica disse...

Pela minha santa bolinha se não vou andar na rua a copiar o gesto dos meus meninos!
(O que vai salvar o mundo é que eu saio pouco de casa...)

Espectacologica disse...

E não havia um que simulava tiros para o ar?
(Um dia destes é vê-los a cair...)

Tite disse...

Meus caros, Sportinguistas ou nem por isso, o que se passa é que "eles" querem prejudicar-nos de qualquer maneira.
Se virmos todas as atitudes que nos têm lesado nestes últimos tempos (a última até veio donde menos se esperava - Presidente do Sindicato dos Jogadores) poderemos compreender melhor onde querem chegar.
Descredibilizar-nos e retirarem-nos todas as possibilidades de ganhar o que ainda temos grandes hipóteses no decorrer da presente época. O acesso à Champions e a Taça de Portugal.
A nossa resposta seria bombástica se conseguíssemos esses 2 objectivos.
...E vamos conseguir!!!!
SPOOOOOOOORTING!!!!
SL

Anónimo disse...

Palavras pra quê?
repararam no golo do benfica na taça de portugal o 3º, tentem perceber quais as palavras de Nuno Gomes, são nitidas, ou lembram-se no golo do Sabry em alvalade quase no fim do jogo, jogo este que se o Sporting vencesse seria logo campeão, coisa que aconteceu depois, recordam-se como ele celebrou?

Elvira Carvalho disse...

Só passei para deixar um abraço e desejar bom fim de semana.

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue