quinta-feira, outubro 18, 2007

...é o Dia Internacional da Menopausa.

A menopausa é um processo natural, determinado sobretudo por mecanismos genéticos, e traduz-se na ausência de menstruação em consequência da paragem de funcionamento do ovário.

Os primeiros sinais são os atrasos menstruais e os afrontamentos e a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos, sendo que a maior parte dos casos acontece entre os 47 e os 52 anos. A idade em que a mãe ou a avó tiveram a menopausa é sempre um indicador de referência. Um choque emocional intenso pode precipitar todo o processo, assim como o tabagismo, que favorece o seu aparecimento mais precoce.

Os sintomas mais frequentes são os calores, os afrontamentos e os suores nocturnos.
(texto retirado dos Médicos de Portugal)

Eu estou na peri-menopausa daí o interesse pelo tema...

Mas é na peri-menopausa (período que antecede de 4 a 5 anos a data da última menstruação e que se prolonga pelo ano seguinte à menopausa) que os problemas ligados a este período da vida da mulher vão começar, e que são muito incomodativos. Assim, nesta fase da sua vida, a mulher vai começar a notar que tem irregularidades menstruais, com ciclos curtos ou com faltas de menstruação frequentes, afrontamentos - calores e suores, ansiedade intensa, síndroma pré-menstrual, traduzido por tensão mamária, irritabilidade fácil e sensação de aumento de volume do ventre.

Texto retirado daqui

Links de interesse:

Sexualidades.com

Médicos de Portugal

Sociedade Portuguesa de Menopausa

8 comments:

Elvira Carvalho disse...

Um post interessante. Mas a minha foi á tantos anos que já nem me lembro...
Sabe o que é uma histerectomia total com anexotomia bilaterial?
Infelizmente eu sei.
Um abraço


Á margem do post: Como vão as suas decoupages?

Pitanga Doce disse...

A menopausa é um infeeeeerno!Eu queria encontrar agora aquelas mulheres que vinham à tv e diziam que agora sim começavam a viver por que estavam livres do incômodo da menstruação. Mas que conversa fiada! Tem dias que você que matar uma mosca quando ela passa perto.

Mas apesar disso, hoje é festa lá no Pitanga.

Anónimo disse...

Dizem que sim, que é mau, muito mau.

E eu, que vou ter uma menopausa precoce...

Valha-me a santa...

Dina disse...

Pitanga amiga, apaguei o seu comentário pela razão que você sabe...assim não fica aqui visível. Já guardei nos endereços.

fj disse...

Mulher sofreeeeeee....mas o homem tb deve sofrer muito, com a Srª D. Menopausa...
ALGUM testemunho por aí???
Beijos Dina (Dinita prós amigos).

Beijos a todas as mulheres com ou 100Menopausa


Mas porque é que a Azulinha(de tons verduxos) tem que conviver com a Dita antes do tempo? - mania de ser diferente, dps tem destas coisas

Dina disse...

Ehehehe!! Ó fj tu não sabes que mulher é assim mesmo? Ele tem que marcar a diferença pois claro.
Ah já agora os homens também têm algo parecido com a menopausa...chama-se Andropausa mas como em tudo na vida dá-lhes mais fraquinho...são uns previligiados.
Bom fim de semana!

Pitanga Doce disse...

Ó DINA? MAS QUEM TE DISSE QUE A ANDROPAUSA DÁ-LHES MAIS FRAQUINHO?
FICAM UNS MEDRICAS DO CANECO ACHANDO QUE JÁ VÃO MORRER...HHEHEHE

Azul disse...

Pitanga,

Eles ficam medricas com tudo!

BASTA-LHES TER UMA DORZINHA DE CABEÇA, QUE JÁ É UM PANDEMÓNIO!!

Fj,

o menino anda a embirrar comigo!
Mau!
Se eu digo que já sei que a vou ter mais cedo, é porque sei.Ora toma!!!
E pára de me chamar Azul-a-dar-para-o-verdinho!
Raisparta, estes lagartos!

AIAIAIAIAIAI!!!!!!!

:)

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue