quinta-feira, novembro 01, 2007

Hoje (aliás já ontem mas à noitinha) ouvi a seguinte pérola:

"Amanhã é feriado porque se comemora o dia das bruxas"

Meu deus, pensei eu, estes miúdos (devia ter uns 14 anos) são uns incultos!!
Desde quando é que o Halloween, tradição americana e não portuguesa tem alguma coisa a ver com o feriado de 1 de Novembro?
As minhas filhas nunca andaram a bater às portas a pedir "pão por deus" ou qualquer outra coisa por ser a noite das bruxas...
Qualquer dia estamos também a celebrar o dia de Acção de Graças (americano) o 4 de Julho (independência dos E.U.) e uns quantos mais que entretanto nos vão impingir!!

Já agora espero que vocês saibam o que se comemora hoje dia 1 de Novembro...porque se assim não for é caso para dizer..."valham-me todos os santos"!!!

8 comments:

Anónimo disse...

Ontem à noite, eram quase 23 horas, um grupo de jovens tocou à campainha. Abri e assustei-me. Máscaras horríveis, tipo 1º ministro.
Do lado de fora, uma voz: "queremos um doce".
A minha resposta foi aparentemente indelicada: "também eu". Só depois me recordei que eram coisas do halloween.

Hoje é dia 1 de Novembro? Só dei por isso quando dei pela falta do ritmo de trabalho.

Amanhã, dia de finados? Será?
E porquê?
Nunca percebi.

Maria disse...

a tradição tende a mudar, e sem nos apercebermos bem porque.Enfim...

bjnho

Maria do Consultório disse...

Ontem também queriam máscaras e não sei quê...o problema é que eu sou muito teimosa e eles resolveram repetir umas graças...O que deu? Halloween o caraças! Verbo To have got que foi um regalo!

fj disse...

Ontem sei que foi uma noite comemorativa em tons de verde, para os lados de Setubal e outra no Distrito de Santarem.
Ahhhhh e hoje foi feriado para a malta descansar dos festejos de ontem ou da azia provocada pela festa alheia.
Será que estou enganado?

Elvira Carvalho disse...

Então Dina o que é que o pão por Deus tem a ver com o Halloween? O pão por Deus é uma tradição bem portuguesa, sempre foi no 1º de Dezembro. O meu pai tem 90 anos e diz que quando era pequeno adorava ir pedir o pão por Deus porque os senhores davam comida que dava para matar a fome durante uns dias.
Eu pedi muitas vezes pão por Deus, nos anos 50 e nessa altura nunca tinha ouvido falar do Halloween.
O dia de finados é no dia 2 porque o terramoto foi no dia 1 e no dia dois o Marquês de Pombal, mandou enterrar os mortos.
Um abraço

Pitanga Doce disse...

Na escola da Julinha, nada de bruxinhas. Passeio ecológico com as crianças em fazendinha com infra-estrutura para ensinar a preservação do ambiente. Tudo muito light e com muita alegria. Tinha que vê-la à chegada do ônibus. O rosto corado os cabelos melados de suor e um sorriso de mostrar os dentinhos.

Elvira Carvalho disse...

Dina depois de ter lido o seu post deu-me curiosidade de saber sobre o dia de finados e fui investigar. Parece que este dia ´teve várias datas até ao séc.XIII altura em que a Igreja católica mudou para o dia 2 de Novembro, precisamente para ser no dia seguinte a Todos- os-Santos, sendo que no dia 1 se lembravam todos os que morreram na Santidade e no dia dois todos os que não entravam nessa santidade.
Claro que a estória que eu deixei sobre o Marquês de Pombal e os mortos do terramoto, não tem qualquer fundamento.
Um abraço

eskisito disse...

Halloween provém de Hallow Day's Eve (Hallow's Eve)que significa a Véspera do dia de Santos. Logo, o Halloween está ligado desde sempre à data. Mas concordo contigo, não é uma tradição nossa. E como tal deve ficar na terra dela. Imagina agora as minhas brigas enquanto professor de Inglês.
Beijos

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue