segunda-feira, maio 04, 2009

-Fibromialgia, também conhecida por preguiça crónica (adoro a 2º hipótese)
-Doença auto-imune (TIREOIDITE DE HASHIMOTO ou tiróide preguiçosa) (não acham um nome giro??)
-Alergia ao sol

Isto é que é ser chique!!
Doenças sim...mas não aquelas simples e corriqueiras que todos têm.
Fibromialgia, como me disse uma vez um médico...isso é doença de gente rica que não tem mais nada com que se preocupar.
Ora sendo assim...devo ter ficado com ela por engano...

A fibromialgia é um dos males para os quais muitas das vezes se afirma não existir cura. Afirmações deste tipo são completamente falsas e devem-se ao desconhecimento de técnicas e terapias que resolvem a fibromialgia e a fadiga crónica.


A doença auto-imune...é chique digam lá que não??
Devo ter os fios todos cruzados...se o meu organismo já nem reconhece o que é dele...

O Hashimoto é uma doença auto-imune, com destruição da glândula pelos nossos próprios anticorpos. É 7x mais comum nas mulheres e apresenta uma clara relação familiar. O processo é lento e silencioso nos primeiros anos.


Como não há duas sem três...eis que agora resolvi juntar à lista a alergia ao sol.

- A alergia ao sol (solar dermatitis) é uma reacção da pele à exposição ao sol, mais comum em pessoas de pele branca ou ruivas. Aparecem borbulhas pequenas ou manchas vermelhas que causam comichão. Curiosamente, isto pode acontecer por causa da transpiração: as glândulas sudoríparas querem transpirar mas os poros estão entupidos (poluição, gordura, etc), por isso rebentam para dentro da pele, causando uma pequena borbulha
Esta reacção também pode acontecer em pessoas de pele menos sensível, mas que antes usaram algum sabonete ou creme que devido aos seus químicos tornou a pele sensível; ou pessoas que estão a tomar algum medicamento (p/ex. antibióticos como a tetraciclina).
Previne-se fazendo uma exposição gradual e moderada nos primeiros dias, mantendo a pele bem limpa e usando um protector solar. Para o tratamento, ajudam o auto-controle (não comichar) e passar com água fria.




Ora lendo isto assim e armando-me em médica de mim mesma...cheguei à conclusão que grande parte da culpa da minha alergia ao sol é do Hashimoto.
Ah pois é...por causa do Hashimoto tenho engordado que nem uma maluca e a alergia pode ser provocada por ter os poros entupidos devido à gordura em excesso...

Serve isto tudo para vos dizer que neste país ou temos dinheiro suficiente para irmos a consultas particulares ou estamos à espera duma consulta de uma determinada especialidade quase um ano...como eu.
A médica de família preencheu todos os papéis necessários e pediu em Agosto, uma consulta para o Hospital de Santa Maria, porque achou que o problema com o Hashimoto devia ser resolvido por alguém que fosse especialista.

Ainda não fui chamada...passados 9 meses!
Se ainda vivesse em Espanha teria tido essa consulta de imediato...

7 comments:

Pascoalita disse...

Pois ... hique e doença de ricos eheheh

Bem, decorada com essa imagem tão colorida, diria que até parece o paraíso eheheh

Até acho que vou repensar a ideia medonha que fazia da doença, porque até apetece frequentar esse "jardim" :))

Agora a sério, ultimamente estão a surgir muitas doenças novas, do foro respiratório, e outras, devido à puluição. O Nosso organismo não tem a capacidade de se adaptar à constante e cada vez mais rápida transformação do meio ambiente.

As alergias a nível de pele são disso exemplo e quando se revelam através de sintomas ainda a coisa corre bem ... o pior é quando o nosso organismo as consegue camuflar e só tarde de mais se revelam.
Não tarda temos de andar de máscara e de panamá

jinho a ti

Pitanga Doce disse...

Já viste a quantos médicos tens que ir? Olha eu pensava que Hashimoto era um molho de comida chinesa, mas vejo que não. hehehe

Melhoras e acumpuntura costuma ser bom remédio para tudo.

Li disse...

Sim...o problema maior dos nossos hospitais são o tempo de espera...mas olha que vale a pena esperar. A experiência que tenho (não por mim, mas pela minha mãe e irmã) é que depois desse tempo de espera e de começarem a ser consultadas têm sido sempre bem seguidas e orientadas. E, através do facto de já se ter processo nas consultas externas, mais facilmente se conseguem consultas para outras especialidades. E poupa-se bastante dinheiro.

Eu às vezes também faço reacção na pele aquando alguma exposição mais prolongada ao sol...convém usares protector solar diariamente, principalmente na face e pescoço, inclusivé de Inverno, porque o sol não faz mal só de Verão. Eu costumo usar um protector facial (porque também tenho uma pele muito branca) da Avene q compro na farmacia e é mto bom.

:)

bjitos

Grilinha disse...

Fazemos parte do mesmo clube.

Felizmente a minha médica de família enviou-me ao instituto de Reumatologia ao cuidado de uma médica amiga que tem sido a minha grande ajuda.

Não posso fazer o tratamento da fibromialgia nem da osteoporose mas ela lá vai dando a volta e consegue suavemente dar-me medicação que ajude mas não prejudique a doença de Crohn

beijinhos e as mehoras

Anónimo disse...

As melhoras!
Sei que não serve de consolo, mas este ano também ando com umas alergias danadas! Então não é que fico com a pele cheia de borbulhas ao coçar ou simplesmente pressionar com os dedos?! Há com cada uma...

Tite disse...

Olha Dina,
Sabes o que te digo?

As melhoras!!!!

Para grandes males grandes remédios.

Não sei se aplica neste caso mas lá que tens doenças chiques tens.

Já te filiaste no clube dos doentes de Fibromialgia? Tens lá a Maria Elisa da RTP e a mulher do Presidente da UE José Manuel Durão Barroso.

Pêndulo disse...

As melhoras... e paciência!! doenças auto-imunes tenho eu e a minha mãe e a coisa não é facil, mas sobrevive-se... só é pena que o SNS não esteja minimamente sensibilizado para doenças cada vez mais comuns - incluindo a própria diabetes...

um beijinho grande

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue