terça-feira, maio 09, 2006

A freguesia de Orada acolhe entre os dias 12 e 14 de Maio a 4ª. Feira de Ervas Alimentares. Este certame conta com a organização da Câmara Municipal de Borba, Junta de freguesia de Orada, Associação de Desenvolvimento Montes Claros, Cooperativa de Olivicultores de Borba e Casa da Cultura da Orada.

A 4ª. Edição da Feira de Ervas Alimentares visa, tal como as anteriores, revitalizar os locais de características meramente rurais, através de recursos de interesse que vão de encontro ao potencial turístico a uma escala global. Desta forma, pretende promover um tipo de produto adequado à agricultura, que é uma das principais formas de subsistência da população oradense, como são as ervas alimentares, não descurando outros produtos locais, como são o caso dos vinhos, queijos, enchidos, pão e doçaria. O certame conta também com a presença de tasquinhas, de modo a satisfazer os visitantes que pretendam prolongar a sua permanência no recinto, proporcionando-lhes a possibilidade de degustar e apreciar na gastronomia a aplicabilidade das ervas alimentares, bastante intensa nos pratos da região. Durante o decorrer do certame existirão provas gastronómicas à base de Ervas Alimentares fornecidas por estas tasquinhas, onde poderão ser apreciados pratos tradicionais como Grãos com Cardo, Açorda com poejos, Sopa de beldroegas, Sopa de tomate com orégãos, entre outros.

O primeiro dia começa com a Cerimónia de Abertura da Feira, às 19:00 horas, com o hastear das bandeiras e a visita à mostra. Para as 21:30 horas está agendado o VII Festival de Dança Jovem, que conta com a participação de sete grupos de dança, de ginástica rítmica e de teatro.

No Sábado, para as 9:00 horas está marcado o Passeio Pedestre “Plantas e Cogumelos – seus usos e costumes”, organizado pelo CEAI (Centro de Estudos da Avifauna Ibérica), na Zona dos Mármores com a participação do Mestre José Salgueiro. Pelas 11:00 horas terão lugar as provas gastronómicas nas tasquinhas.

Às 15:00 horas decorre o colóquio “Plantas e Cogumelos – seus usos e costumes”, na Casa do Povo de Orada, da responsabilidade do CEAI, e pelas 18:30 horas voltam a ter lugar as provas gastronómicas no recinto da feira. Às 20:00 horas decorre o Desfile dos Grupos Folclóricos, seguido do Festival de Folclore.

O último dia do certame abre com a apresentação do livro “Plantas Medicinais da Serra d’Ossa” no recinto da feira, seguido do percurso pedestre “À Descoberta das Plantas Alimentares, de Tempero e Medicinais”, organizado pelo CEIA – ADMC, pelas 10:00 horas. No mesmo horário realiza-se o Torneio de Malha, a cargo do Centro de Cultura e Desporto da Matriz.

As provas gastronómicas nas tasquinhas estão agendadas para as 11:00 e 18:30 horas no Domingo.

A animação do certame termina às 17:30 horas, com um espectáculo musical com Quim Barreiros.

0 comments:

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue