quinta-feira, abril 20, 2006
Nos últimos dias o tema de grande parte das conversas entre adultos e entre adolescentes, mais jovens ou menos jovens, foi a morte de um jovem de 22 anos que se estava a tornar num ídolo para todos os que seguem atentamente a série Morangos com Açúcar. Um acidente de viação foi o responsável por esta perda. Foi mais um dos muitos acidentes que acontecem por essas estradas fora e que envolvem jovens que até esse dia tinham todo o futuro à sua frente. Normalmente estes acidentes dão-se em maior número ao fim de semana e partem a vida de quem se vê envolvido nessas situações, em duas partes: o antes e o depois da tragédia. Quantas e quantas famílias se vêm de repente destroçadas... Como é que uma mãe aguenta tanta dor e sofrimento? Como é que se ultrapassam estas tragédias? A Associação “A nossa âncora “foi criada há 10 anos com o objectivo de ajudar as famílias que passam por uma situação destas

.

O número vertiginosamente crescente e assustador de jovens que anualmente perdem a vida no nosso país (cerca de 5.000 dos 0 aos 30 anos), por razões de ordem vária, deixa as famílias que sofrem tal perda totalmente destroçadas.

Esta situação leva ao absentismo, ao recurso aos centros de medicina geral e principalmente aos de psiquiatria que são confrontados com problemas muitas vezes sem solução, ao desmembramento total da família onde a dor, acrescida do facto de não haver quem ensine a lidar com ela, é tão grande, que não deixa espaço para o diálogo, compreensão, aceitação do outro, acontecendo o divórcio, a partida dos outros filhos cada um para seu lado e por vezes o suicídio.
Estes são só alguns dos muitos aspectos que constituem a reorganização pela qual estas famílias têm que passar para poderem de novo integrar-se numa sociedade ocidental onde a morte é um dos principais “tabus”.
Tendo tido que enfrentar sozinhos a situação que acabámos de descrever um grupo de pais, a exemplo do que se pratica em toda a Europa, E.U.A., Canadá, etc., fundou esta associação sem fins lucrativos, em Janeiro de 1996, que tem por objecto:
· Prestar apoio a pais e irmãos em luto e seus familiares através de auxílio psicológico, sociológico, médico, psiquiátrico, religioso, jurídico e promover iniciativas que possam concorrer para a plena realização dos seus objectivos.
Talvez fosse interessante conhecerem um pouco da nossa
História

É assim que a associação faz a sua apresentação.

O endereço electrónico é http://www.anossaancora.pt/

Que bom seria se este tivesse sido o último jovem a perder a vida num estúpido acidente de viação. Que bom seria que os jovens que vão para a estrada pensassem que a eles também lhes pode passar e estivessem mais atentos a tudo o que possa representar um perigo. Infelizmente isso não vai acontecer...e a tragédia vai voltar a enlutar outras famílias. A vida fazia-lhes bem...a todos os que a deixaram numa estrada qualquer deste país. Ao escrever esta crónica recordo alguns jovens que foram vítimas deste flagelo, uns que conheci bem, outros...nem por isso mas todos com algo em comum, a juventude e o quererem agarrar o Mundo nas mãos...

0 comments:

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue