terça-feira, agosto 11, 2009
A postagem colectiva deste mês no Blogue Aldeia da Minha Vida tem como tema Festas e Tradições na Minha Terra.
Quando me apercebi já era tarde para participar mas como deixei um comentário no blogue da Júlia em que lamentava não ter podido participar, deram-me a hipótese de o fazer extra-votação.
Claro que a aproveitei. O que eu pretendia era divulgar a Romaria do senhor Jesus da Piedade que cada 20 de Setembro transforma a cidade de Elvas. Começa com a saída da Procissão dos Pendões da Igreja da Sé no centro e termina no Parque da Piedade alguns kilómetros depois.
Quem é de Elvas percebe o que se sente...e foi isso que eu tentei transmitir quando em 2006 escrevi o texto que agora enviei para publicação mesmo sem entrar no concurso.
Foi colocado neste blogue a 20 de Setembro de 2006 e hoje volto a recuperá-lo para aguçar o apetite a todos os que ainda não foram a Elvas nesta data.
Este ano o dia 20 é domingo...vão até lá nesse fim de semana e vivam esta experiência única.










Hoje é o grande dia!!
Logo pela manhã houve alvorada com foguetes e morteiros que anunciaram a chegada de mais um 20 de Setembro!!
Já oiço ao longe a música tocada pelas bandas ao longo das ruas. Como sempre apresentam cumprimentos às diversas entidades e à população elvense.
No ar há um cheiro a S. Mateus...há alegria, as pessoas acordaram diferentes...como em cada ano nesta data.
Ainda há quem tenha guardado a roupa nova para estrear durante a procissão...
Bum...!!! já oiço os foguetes que anunciam a saída da Procissão dos Pendões!!
Que emoção...é o Hino do Sr. Jesus da Piedade tocado pela Banda 14 de Janeiro que me deixa sempre com pele de galinha. Desde sempre, se não oiço o Hino tocado pela Banda...o S. Mateus já não tem o mesmo encanto.
Devagar a procissão vai caminhando em direcção ao Santuário.
De longe vieram elvenses e forasteiros para pagarem as suas promessas. A procissão parece ainda maior que no ano anterior. A devoção ao Sr. Jesus da Piedade também!!
No ar misturam-se o cheiro dos foguetes e das velas.
Continuo a ouvir a Banda a tocar o Hino...e vou cantando em surdina:
I
Senhor Jesus da Piedade,
Luz da Luz Deus Verdadeiro
olha aos pés da Tua Cruz
agrupado um povo inteiro.

Côro
Vamo todos pressurosos
render graças ao Senhor,
pois a Tua Piedade
Arrebata o nosso amor.
II
Os filhos de Portugal
com os de Espanha também
em festivas romarias
todos crentes aqui vêm
III
A sede que nos devora
só Tu, Fonte Cristalina,
matar podes nessas chagas
que nos dão água divina.
IV
Já é tempo, Senhor meu
de Vos amar com fervor,
o perio que encerra Fé
arde logo em nosso amor.

A procissão vai avançando lentamente, o início está prestes a chegar ao Parque da Piedade...de repente...toda a iluminação do Parque acende, ao mesmo tempo que sinto que uma luz se acendeu também dentro de mim...
A Procissão chegou ao Santuário! Como sempre o templo é demasiado pequeno para tantos devotos.
Mais abaixo o parque fervilha de gente! Vive-se a primeira noite do S.Mateus e eu agradeço ao Sr. Jesus da Piedade as graças concedidas neste ano que passou. E foram muitas! Mas agradeço em especial uma...sem palavras porque não são necessárias, ele sabe qual é!
Depois desta conversa repetida cada 20 de Setembro,estou pronta para viver mais um S.Mateus!
(Abro os olhos e as lágrimas correm devagar...estou longe fisicamente mas presente em espírito e consigo sentir realmente tudo aquilo que sentiria se lá estivesse...misturado com a saudade de estar longe!)

Bom S.Mateus para todos!

21 comments:

Júlia Galego disse...

Dina, muito bonito o texto sobre o S. Mateus. Só no ano passado fui assistir à Procissão dos Pendões e penso que esta experiência extraordinária me permitiu entender melhor a sua descrição. Nunca tinha assistido a nada parecido. Este ano vou tentar não falhar.
Abraço

Rosa dos Ventos disse...

Dina, passei demasiado cedo...
Para o ano já sei! :-))

Abraço

Pitanga Doce disse...

Dina, conheço a Feira de São Mateus que se realiza todos os anos de Agosto a Setembro mas é lá em Viseu! Já rodei muito no carrossel de lá. Agora nem tanto...

Pitanga Doce disse...

Olha, a Rosa dos Ventos por aqui! Que legal!!!

Teresa disse...

E vinha eu toda lampeira acrescentar que de festas de S. Mateus só conhecia as de S. Mateus de Viseu e eis que a Pitanga já havia referido! :)

Pitanga, as suas origens são de viseu? :)
Pertinho de mim! :)

E curiosamente, tenho tios e primas de Viseu, também emigrados no Brasil!

Dina, entre as festas de ontem e essas, eu voto nas que discutimos ontem! Bois e vacas, portanto! :)

As fotografias nocturnas estão lindas! O que adoro igrjas iluminadas nas festas! :)

E em Lamego aproximam-se as romarias de Nª Srª dos Remédios! Seguindo-se as de Viseu! :)

Beijos!*

Susana Falhas disse...

Vim aqui para anunciar que já está postado na aldeia da minha vida o post da Dina ( estão todos conidados para aparecer e participar, comentando e votando no melhor).

É com surpresa vejo aqui a minha amiga Pitanga. Rapariga, tu estás em todo o lado! Da origens da Pitanga, só ela poderá revelar, mas amigo Ovinho da estrela, eu estou perto de ti, pois sou de Viseu!

Fiquei também admirada pela nossa amiga Dina, que fala da festa de S. Mateus em Elvas, quando em Viseu também temos uma feira que dura mais de um mês e começa já este fim de semana. O meu filhote mais velho está sempre a perguntar (ao longo do ano) quando é que vem a festa...para andar nas diversões...

Olha Dina. O post está lá, mas não enviaste nenhuma foto para retratar a festa. Peço-te que escolhas uma dessas que aí tens para a colocar lá. Fico a aguardar.

Bjs Susana

Susana Falhas disse...

Dina: permite-me que fale aqui ao Ovinho estrela(do)?

Pois então:
Ovinho estrela(do) fiquei curiosa para conhecer o teu blogue...mas parece que está vedado o meu perfil...será que terei a honra de poder entrar na tua casa? De qualquer modso. a minha casa está sempre aberta, em qualquer um dos meus blogues. Ficarei à sua espera!
Abraço

Dina disse...

Minhas amigas em Elvas cada ano realiza-se a romaria em honra do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus com início a 20 de Setembro.
Vale a pena uma visita a Elvas, sobretudo no dia 20 para assistir à Procissão dos Pendões, como disse a Júlia é algo único.
Susana...já mandei as fotos.

Teresa disse...

Olá, Susana! :)

Muito prazer!
Esclareço que eu não estou a morar nas minhas raizes! Sou daqueles casos típicos do "saiu para estudar para fora, lá casou e lá ficou"! :)) eheh
Mas praticamente toda a minha família materna e paterna está por esses lados e arredores.

De S. Mateus em Viseu, recordo as enguias que os meus pais e casais amigos iam anualmente petiscar à Feira de S. Mateus! Enguias que eu detestava e detesto, mas havia sempre umas farturinhas para compor a coisa e umas voltas nos carrinhos! :)

Quanto ao facto de não ter acesso ao meu blog, pois não tem a Susana nem ninguém! :) O blog foi criado apenas para eu passar o tempo enquanto me restabelecia de um pequeno grande acidente que tive há um ano. estive acamada e depois em casa por um longo período e com o blog estava mais próxima das pessoas que conhecia no exterior e elas de mim! Resolvido o acidente e a minha saúde restabelecida (faz precisamente hoje um ano que iniciei a fisioterapia, após ter estado imobilizada desde o dia 26 de Junho), voltei ao trabalho, e o blog deixou de ter sentido por três motivos. Um, porque eu já estava melhor. Outro porque o tempo era escasso e, por fim, porque certos disparates me cansam (a beleza, obviamente! Estou a brincar!). Por isso o fechei e anulei o meu perfil.
Mas mantive-me por cá pois tinha já blogoamizades de longa data, outras iniciadas nessa altura do acidente e outras mais recentes, mas que vale a pena visitar! :)

Beijinhos, Susana! :)

Bom dia, Dina! :)

*

(A Lilipat já foi ali abaixo ver os preços que lhe deixei?? eheheh)

Teresa disse...

Susana, é verdade... As minhas costelas beirãs são paternas.

As maternas são durienses! E é, de facto, a estas que estou mais ligada. Mas as beirãs cá estão em mim na mesma! :)

bj!*

Pitanga Doce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pitanga Doce disse...

DINA, ESSE TEU BLOG É UM SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA! hehehe

Pitanga Doce disse...

OVINHO E SUSANA, e a todas as meninas cuscas(hehehe).

Minhas origens são do Porto, mais precisamente Vila Nova de Gaia mas as do coração me levaram a Viseu. Assim sinto-me privilegiada em poder aproveitar tanto o São João das Fontainhas com a Feira de São Mateus.

Quanto às enguias também não são "a minha praia". Já as farturas na barraca do Antonio das Farturas era ponto de encontro.

beijos a quem é beirã, alentejana, portuense,etc...

Tite disse...

Pois eu também mando beijos a toda a malta do meu país porque em cada região há uma festa a recordar.

Até Lisboa, em tempos que já lá vão tinha a procissão da Sra. da Saúde que era concorridíssima, até um dia...

Nem se sabe bem porque desapareceu.

Na minha terra festas eram mato por toda a região.
Da aldeia onde passei a minha infância, guardo o barulho dos foguetes, a imagem dos anjinhos a desfilar na procissão (nunca me vestiram de anjo porque era um autêntico diabrete) e a quermesse que me fascinava por causa das rifas mas onde nunca me saia um prémio.

Enfim... recordações e eu não gosto de ser nostálgica...


Fui!!!!

Teresa disse...

Pitanga!! E as farturas da barraca que tinha o nome "Farturas de Lisboa" e "Farturas Diana"?!?! Andavam de Festa em Festa pelo País!! Mal acabavam as festas na Régua e em Lamego, seguiam os pavilhões destas farturas para o S. Mateus em Viseu!! Oh delíciasssssss!! :D

Beijinhos!!

Pitanga Doce disse...

TITE, se queres ir à Senhora da Saúde vai aos Carvalhos, no Porto. Esta sim é festa pra valer!

OVINHO, muito açúcar e muita canela sefazvavori! hehehe


Dina desculpa o "aluguel". hehe

Teresa disse...

Putanga,

nha nha nha!! Estamos a contribuir para a nossa engorda, ainda que virtual!! depois vamos queixar-nos que andamos a correr pela blogosfera de peles a dar a dar!! E roliças! :D

Teresa disse...

Oh pah :(((

em cima é ÓBVIO QUE QUERIA ESCREVER PITANGA.

Que disparate... Letras próximas e teclar enquanto o verniz das unhas seca dá nisto...

sorry

Pitanga Doce disse...

OVINHO, vamos mandar que usem adoçante nas farturas. heheh

E vamos embora antes que a Dina nos expulse. hahahahaha

Tite disse...

Pitanguinha,

O que tu queres é que eu vá ao Porto, fique no Porto e goste do Porto, né?

Mas eu, apesar de transmontana sou mais... Sporting!

E digo isto com muito orgulho aqui no espaço da minha amiga Leoa Verde, ah pois!!!!

Pascoalita disse...

Eu participei, com um pequenito texto, na Blogagem colectiva em Aldeia da minha vida.

Sempre associei S. Mateus a Viseu, onde apenas por sinal estive o ano passado de passagem.

Elvbas conheço mal e desconhecia esta esses festejos.

Um beijo

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue