quinta-feira, julho 30, 2009


Vários blogues elvenses que acompanho referiram a renovação, feita pela autarquia, do Jardim das Laranjeiras.
É sem dúvida um espaço que pode proporcionar aos elvenses bons momentos numa altura em que o calor aperta e qualquer ponto de sombra e frescura se agradece.
Nem de propósito hoje encontrei um texto já com alguns anos ( Junho de 2004) que me foi enviado por um elvense, também ele a viver fora da sua terra e que fala do Jardim Municipal e das recordações que tem deste espaço. Porque todos os que nasceram e viveram em Elvas têm recordações do jardim, aqui fica o texto do Manuel F.C..
Resolvi ilustrá-lo com fotos que numa determinada altura o Luís Porfírio me enviou.




A propósito dos jardins e como disse que queria escrever algo sobre eles, aí vai uma pequena recordação.
Depois de terem feito o viaduto, o jardim passou a ser mais frequentado. Conforme lhe disse, a concentração que se fazia na Largo da Praça às quintas e domingos começou a esmorecer com o surgimentos dos Bairros da Boa-Fé e de Stª Luzia. Começou então a verificar-se uma certa animação no Jardim Municipal que teve um período áureo quando se instalou à entrada do mesmo uma esplanada de cinema e um pouco mais abaixo um rinque de patinagem. Nesse rinque para além de muitos de nós termos aprendido a equilibrar-mo-nos nos patins, também serviu para alguns bailes organizados pelo Ateneu (se a memória não me falha). Por vezes no coreto e em ocasiões especiais tocava alguma banda , mas era raro. Já não me recordo mas existiu em Elvas uma (banda) orquestra militar que depois se transferiu para Évora. Ora era essa orquestra que tocava no coreto que existia na Praça.Suponho que nos postais antigos ainda se pode ver esse coreto. Mais tarde foi esse coreto transferido para o recinto da Piedade. Sei que com o surgimento da TV o cinema sofreu uma grande crise e não sei se ainda há sessões ao ar livre. A patinagem também deve ter acabado, de forma que não faço a mínima idéia de como estará esse jardim. Do que me recordo bem era de dois painéis de azulejos onde estavam retratados o Conde de Cantanhede e o ???. E até tem uma certa graça, nunca percebi o porquê de no lago de cima existiam os cisnes ou gansos brancos e no outro ao fundo talvez por ser menos visto eram patos ou gansos pretos.


Manuel


O Manuel é um elvense já com uns bons anos de vida mas que continua muito atento a tudo e que sempre que tem oportunidade me faz chegar alguma das suas recordações.


3 comments:

Tite disse...

Viste o programa que te recomendei?

Saí muito cedo de casa e quando vi o que ia dar... lembrei-me logo de ti e enviei-te o sms.

Será que também apareceu este jardim?

Tive pena de não ver o programa mas foi-me impossível.

Jinhos

Dina disse...

Vi um bocadinho de manhã e outro à tarde porque estive na escola o dia todo.Foi azar...normalmente só vou de manhã mas nesse dia compensei a 2ª feira que não fui...

Dina disse...

Ah...e não me parece que este jardim tenha aparecido, o programa foi feito na Praça da República que fica no centro e este jardim fica fora das muralhas.

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue