segunda-feira, julho 06, 2009

Já há demasiados casos de gripe A no país...para o meu gosto.
Estou a começar a ficar seriamente preocupada...

11 comments:

Anónimo disse...

Sem razão, Dina.

Por enquanto está tudo controlado.

O meu receio estende-se a finais de Setembro, Outubro, quando se misturarem os vírus desta gripe com as da gripe sazonal.
Aí é que será necessário cuidado e condições para atacar os bichos.

Tite disse...

Preocupada mas com máscaras em stock, né amiga?

Li disse...

Acho que não há motivo para isso, pelo menos por agora. A comunicação social faz as coisas parecerem muito graves, mas acho que não há ainda motivo de alarme. Devemos estar alerta, sim, e respeitar as normas instituídas pelo ministerio da saude para a situação e pronto. Até porque a grande maioria dos casos assemelha-se a uma gripe normal e é facilmente controlada.

bjs

Pitanga Doce disse...

Hoje Julinha passou o dia a dormitar e com dores no corpo e cabeça e a minha "parabólica" começou logo a captar sinais, mas a noite já estava melhor e fiquei mais sossegada.

Aqui a "coisa também tá feia".

Tite disse...

Pitanga,

E tu achas que é gripe A, suína ou H1N1?

Só para saber os sintomas e previr qualquer coisinha.

As melhoras

fj disse...

o problema não será já... será daqui a 2 meses...isso é que nos vai por à prova.
beijinhos sem gripe...por enquanto.

e...
Pela blogosfera, será possivel haver contágio?

Tite disse...

fjota,

não inventes meio de nos afastarmos uns dos outros.
Ao menos pela blogoesfera espero não contagiar nem ser contagiada.

Livra!!!!!!

Pêndulo disse...

a gripe é sempre perigosa e provoca sempre vítimas - o virus transmite-se facilmente e sofre rápidas mutações. é curioso, que no inverno passado, morreram cerca de 1500 pessoas (a mais), em 4 semanas com sitomas de gripe e ãpesar de mais de um milhão de pessoas ter congestionado os serviços de saúde, ninguém se importou muito - recomendou-se antipiréticos, analgésicos, chá quente e repouso -"abafa-te, abifa-te e acama-te"... creio que as empresas farmaceuticas não se preocuparam muito com este cantinho à beira-mar plantado para tentar esgotar o seu (ENORME) stock de antivirais...

Quantos casos de gripe há? a grande novidade é que os idosos pareciam ser mais resistentes (mas ultimamente apareceram uma serie de casos em idosos, o que supostamente indica alguma alteração do genoma viral...), enquanto que os adultos pareciam ser os mais susceptíveis...

Quais os cuidados a ter? os que devemos ter com qualquer gripe... mas é curioso que em Dezembro fiquei doente e como era uma simples "gripezita" e nem tive direito a atestado... e lá fui dar aulas assim...

Agradeçamos à vontade das empresas farmaceuticas em vender o stock de antivirais e à necessidade de se venderem noticias a mudança quanto ao comportamento face ao vírus da gripe... seja gripe A, B, C...

Tite disse...

Concordo com tudo o que disse a Pêndulo.

O ano passado, tqanto eu como o meu marido, apesar de termos sido vacinados como habitualmente, tivemos cá uma dose que ninguém consegui explicar.

Talvez só agora eu perceba o que se passou.
A vacina chegou tarde às farmácias e não vinha preparada contra todas as potencias estirpes virais previstas para o ano passado.

Pensando melhor acho que este ano nem vou apanhar a vacina anti-gripe. Para quê se eles dizem que só a terão pronta lá para Dezembro?

Pêndulo disse...

O vírus da Gripe é um vírus com RNA no genoma - tal como o HIV. Daí que as vacinas sejam fabricadas prevendo as possiveis mutações que podem acontecer - aliás, a eficácia é cerca de 50%. No ano passado, as mutações e/ou recombinações foram diferentes das previstas, daí que a vacina não tenha sido eficaz.
Aliás, não sou médica, mas do que sei, as vacinas apenas deveriam ser tomadas por pessoas com complicações de saúde e cuja gripe possa agravar essa situação - por exemplo complicações respiratórias ou idosos, para quem o sistema imunitário e as infecções geralmente originam situações complicadas.

O facto de usarmos tantas vacinas, de facto evita algumas doenças que podem ser perigosas (poliomielite, tuberculose...) - mas tem tornado o nosso sistema imunitario mais fraco. Já pensaram porque razão quase todos nós temos uma patologia (ou um conjunto de patologias) com origem auto-imune??

A gripe é de facto uma doença endémica, altamente contagiosa - e algumas estirpes têm uma virulencia maior. Convivemos com isso durante anos - os antivirais podem justificar-se, mas não haverá a necessidade de andarmos na rua de mascara.

é curioso, que há mais de 30 estirpes de HIV (dos 2 subtipos) e as pessoas estão mais preocupadas com o uso de máscara do que com o uso de preservativos... ah pois, a moda do HIV já passou, agora faz parte da rotina... a moda passou a ser a gripe das aves, e agora a gripe A... o bacilo da tuberculose é muito mais letal, mas parece que a tuberculose e sanatórios são coisa do século passado... agora a moda é H1N1 e tamiflu (and friends)...

Tite disse...

Pêndulo,

Obrigada pelo conselho.

Por mim, este ano não vou ser vacinada.

Quando a gripe vier faço o que sempre fiz e vou vencer esta com certeza.

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue