quinta-feira, novembro 23, 2006

Um bom livro sempre teve o condão de me fazer estar quietinha no meu canto horas a fio, o que não era nada fácil há alguns (muitos!!) anos atrás.
Também não é muito frequente encontrar pessoas que gostem de ler.
Não sabem o que perdem!!!!
Felizmente os livros sempre me acompanharam e considero que juntamente com o cão, são os melhores amigos que se podem ter na vida.
Como tudo, também se aprende a gostar de ler.
As crianças devem ser incentivadas pelos adultos que os rodeiam, começando pelos pais e professores, acabando nos pais dos amigos que bem podiam comprar livros para os seus filhos oferecerem aos amiguinhos nas festas de aniversário.
Quem me ensinou a gostar de ler?
Acho que nasceu comigo, mas podia ter morrido sem se desenvolver se não tivesse tido aquela professora primária.A D. Mariana escrevia, e escrevia tão bem como ensinava.Depois vieram os outros professores todos, e por sorte os de Português eram óptimos ( o mesmo não posso dizer dos de matemática) e também eles fizeram crescer em mim essa paixão.Sim porque hoje é uma paixão.
Já que falo de professores, tive mais dois que me marcaram e de quem ainda hoje me recordo.Aliás uma dessas pessoas foi minha colega quando fui professora na mesma escola onde tinha sido aluna. Nessa condição já a podia tratar por Gica. A Gica mostrou-me a beleza de um livro que nunca esquecerei e que releio com o mesmo prazer sempre que tenho saudades, Fernão Capelo Gaivota! Só por isso ficar-lhe-ei eternamente agradecida.
O outro professor chamava-se Arnaldo, tinha sido frade ou algo no género, e era uma pessoa muito especial naquela altura. Porquê? Porque era dos poucos que nos entendia, que nos incentivava e que fazia despertar em nós o que de melhor tínhamos.
O prof. Arnaldo era professor de Português e também ele ajudou a cimentar o meu gosto pela leitura.
A todos os que contribuiram para isso mas sobretudo a estas três pessoas que para mim foram especiais o meu obrigado!
Graças a eles, gosto muito de ler.

3 comments:

António disse...

O gosto pelos livros, ou melhor, pela leitura, tem muito que ver com o nosso passado escolar.
Quem nunca teve um bom professor não terá facilidade em gostar de ler.
Será sempre uma chatice.

Dina disse...

Eu gosto de ler...e gosto de livros. Tenho a necessidade de ter o livro em mãos, de sentir o cheiro do papel...por isso ler livros online não me dá qualquer prazer.
Percebes? Eu sei que sim.

Anónimo disse...

Eu adoro livros...como somos uma família grande, tenho muitos primos e primas... então no Natal e no meu Aniversário,sei sempre que os meus presentes são livros, cá em casa todos gostamos muito de ler, esta semana começei a ler
" O Afinador de pianos " de "Daniel
Mason" e estou a gostar muito! é um romance muito absorvente.

Donzília

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue