terça-feira, novembro 25, 2008

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou seja, € 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )€ 20,00 ( )€ 40,00 ( )€ 60,00 ( )€ 80,00 ( )€ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
O lucro é de € 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção é € 80,00.
Se você souber ler coloque um X no € 20,00.
( )€ 20,00 ( )€ 40,00 ( )€ 60,00 ( )€ 80,00 ( )€ 100,00

9 comments:

Espectacologica disse...

Genial!!! :D
Este post é de meter inveja!!! Este post deveria ser meu!!! Buáááááááá! :P

Genial!!! :)

Anónimo disse...

Está genial! Fartei-me de rir!!!

Li disse...

Bem...está mesmo fixe...e o pior é que é mesmo assim...cada vez facilitam mais e as crianças pensam menos...esquecem-se que a matemática significa lógica e que por isso é essencial colocar os alunos a pensar para que logicamente cheguem ao resultado...enfim...isto no meu tempo não era nada assim...

bjitos

Pitanga Doce disse...

Tá calada que ontem fui a uma reunião no Colégio de freiras da Julinha e o professor veio pra lá com uma novas contas para avaliarem os alunos e que as notas serão de 0 a 100 e o ano escolar dividido em tres etapas e no final???

Bem, a mensalidade da escola vai aumentar exatamente este custo da produção do carro de lenha.

Ainda bem que é o pai quem paga. Eu sou apenas a encarregada de educação. hehehehe

Jacinto César disse...

Cara Dina
Ainda não tinha tido a oportunidade de lhe dar os parabéns pelo novo aspecto do blog, apesar de haver por aí um problemazinho de configuração.
Quanto ao tema da MATEMÁTICA, é quase o que se passa actualmente nas escolas, mas faltando-lhe acrescentar quem é que impõe este ensino.
Por último, e só de vez em quando, sou também do Sporting. Que ganhem os portugueses!

Um beijinho
Jacinto César

Sorrisos em Alta disse...

Pensei que o Donald estava a imitar o Paulo Bento a arranjar uma fórmula para o meio-campo...
;o))

(e agora fujo, antes que leve com uma garrafa de super bock na mona!!!)

Dina disse...

Hoje começo pelo fim:
Sorrisos:
Não está mas bem que podia estar...que com o Paulo Bento não vamos lá!
(o que eu não faço por uma superbock??)
Jacinto: Aqui parece estar tudo bem...
Quanto a ser do sporting...devia ter feito isso com mais empenho, porque nao se notou nada.
Pitanga: Não me digas que foste lá para o colégio elogiar Portugal e elas resolveram imitar o nosso sistema de ensino?? Devias ter omitido esse pormenor.
Lili: Infelizmente é mesmo assim...e os resultados estão à vista.
AP: Nós rimo-nos mas o caso é grave...e olha que eu até posso falar que sempre fui péssima a matemática.
Espectacológica: Querias!! Vá está bem...deixo-te "copiar"!

Pitanga Doce disse...

Eu??? Fiquei caladinha que cá pra mim o ano letivo tem dois semestres e quatro bimestres. A média é sete e ela tem que ter 28 pontos para não ir á final. Se um mes tem teste, no outro é prova. Soma as duas e divide por dois. E já está.

Cheguei de um coqueteil. Os camarões estavam bons mas o estômago está a dizer:
Mila, por que fizeste isto comigo???

Tite disse...

Minha amiga,
Por isso é que te digo que o ensino tem que mudar e muito!!!!
Nem vou comentar mais para não te zangares comigo.
Bjinhos

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